É Tempo de TESHUVÁ!

sábado, 16 de junho de 2012

Chamados Para Sermos Santos







 “...Não é, por ventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra?” Ex 33.16b



            É interessante como a palavra do Senhor é viva e não pode falhar! Quando passeamos pelas Escrituras Sagradas nossos olhos são descobertos para compreendermos que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é o mesmo de 2000 anos atrás. E o homem, apesar do tempo que se passou, não é muito diferente de Moisés, que rogou pela presença do Deus de Israel, Yah.
            Nessa passagem de Êxodos, Moisés roga ao Senhor pela Sua presença, mesmo sendo um povo de dura cerviz, assim como nós que clamamos e buscamos a Sua face. Pois, ele sabia que o que os tornava diferentes e separados dos outros povos era a presença do Senhor, era o fato do Eterno andar com eles em seu meio.

Fonte: Internet
            Mas, o que significa ser separado? Ser separado significa ter uma vida em santidade ao Senhor, significa ser separado de todo pecado e contaminação dos povos. O apóstolo Paulo diz em uma de suas cartas: “a todos os amados de Deus, que estão em Roma, chamados para ser santos” (Rm 1.7), isso quer dizer que o Altíssimo nos chamou para sermos santos para que Ele possa estar em nosso meio. Em Amós 3.3 estás escrito que só andam dois juntos se houver acordo entre eles. Deus só anda conosco se tivermos uma aliança com Ele, um compromisso caracterizado pela fidelidade e obediência ao que Ele é e a Sua palavra. Paulo expõe isso muito bem quando questiona aos corintos: que união há entre o crente e o incrédulo? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como Ele próprio disse: habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio dos incrédulos, separai-vos, diz o Senhor (2Co 6.15-17). O Senhor exige de nós que andemos separados dos outros povos, que andemos nos seus estatutos, guardemos os seus mandamentos e os cumpramos para que não nos contaminemos com as abominações e incredulidade dos povos das nações. Se assim o fizermos Ele andará entre nós e será o nosso Deus, e nós seremos o Seu povo (Lv 26.3,12). Ser povo de Deus vai muito além do levantar a mão e receber Yeshua como Seu Salvador, essa atitude de fé e coragem é a penas o começo do desenvolvimento da nossa salvação (Fp2.12) e da aquisição das características concernentes ao verdadeiro povo de Deus.

            João diz que aquele que guarda a Sua palavra tem sido aperfeiçoado no amor de Deus, aquele que diz que permanece em Yeshua deve andar como Ele andou (1Jo 2.5-6). O Messias nos deixou o exemplo para seguirmos os Seus passos, pois Ele não cometeu pecado (1Pe 2.21-22). Yeshua nunca transgrediu a Torá, a Lei de Moisés, porque o pecado é a transgressão da Lei (1Jo 3.4). Logo, se devemos andar como Ele andou implica que devemos obedecer a Lei como Ele obedeceu, não como forma de justiça própria, mas por amor a Ele, pois “este é o amor de D’us: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos” (1 Jo 5.3). 
                             Paulo nos questiona: É a Lei pecado? De modo nenhum! Mas eu conheci o que era pecado por intermédio da Lei, porque a Lei é santa, e o mandamento, santo, e justo, e bom. Pois, sem Lei, já não existe mais o pecado. (Rm 7.1,8,12). O próprio Yeshua nos diz: Não pense que Eu vim revogar, anular, a Lei ou os Profetas, não vim para revogar, vim para cumprir, porque até que o céu e a terra passem nem um i ou um til jamais passará da Lei até que tudo se cumpra (Mt 5.17).
            Portanto, nós somos povo santo ao Senhor. O nosso Deus, o Senhor, nos escolheu para que lhe fôssemos por Seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra, não porque Ele se afeiçoou a nós, mas porque o Senhor nos amou, e para guardar o juramento que fez a Abraão, Isaque e Jacó, foi por isso que o Eterno nos tirou com mão poderosa e nos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito, por amor e fidelidade a Sua palavra (Dt 7.6-8).
            O mínimo que é esperado de nós é fidelidade e obediência a Ele e aos Seus mandamentos para que Ele ande no nosso meio e a Sua glória se manifeste em nós. Pois o nosso pecado, a nossa falta de santidade, nos separa do nosso Pai (Is 59.2), e nos impede de nos relacionarmos com Ele.

Fonte: Interenet
            Viver em santidade nos garante ser a luz do mundo que brilha diante dos homens ao praticarmos a verdade fazendo com que as nossas boas obras sejam manifestas porque são feitas em D’us (Jo 3.21), e para que o Nome do nosso Pai que está nos céus seja glorificado (Mt5.14-15), porque Ele está no meio de nós.
                                                     

                                                                                           Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário