É Tempo de TESHUVÁ!

sábado, 26 de maio de 2012

Shavuot!




“Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” Ez 37.27

                Hoje, 27 de maio, estamos celebrando a Festa de Shavuot ou Pentecostes, uma das festas fixas do Senhor.
                Shavuot (do hebraico: שבועות, "sete semanas") é o nome da festa fixa do Senhor (Lv 23.15-22) também conhecida como Festa das Colheitas ou Festa das Primícias, celebrado no qüinquagésimo dia do Sefirat Haômer, contagem dos 49 dias entre Pêssach e Shavuot. Devido a esta contagem, a festa é também chamada de Pentecostes. O caráter festivo mais antigo de Shavuot é o de festa campestre, no mês de Sivan (maio-junho do nosso calendário) quando terminava a colheita de cereais e assim, dos próprios produtos que graças à proteção divina puderam ser extraídos do solo de onde eram separadas as primícias como oferendas. Por isso Shavuot se chama também Chag HaBicurím, Festa das Primícias  ̶  primeiras colheitas (WIKIPÉDIA).
               
               O Espírito de Deus foi tirado do homem no Éden (Gn 6.3). Na Nova Aliança vemos o Espírito de Deus sendo dado novamente ao homem no dia dessa Festa Fixa do Senhor em At 2. 1-4 :
                 
            “Ao se cumprir o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”
Fonte: Internet
                O derramamento do Espírito Santo sobre aqueles judeus que estavam reunidos em Jerusalém foi o cumprimento de uma promessa feita por Deus: “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse Ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” At 1.4-5. Essa promessa foi dita por intermédio de vários profetas, inclusive do profeta Joel:
               
          “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei  do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão.” At 1.17-18

                A Festa de Shavuot, na Nova Aliança, celebra o derramamento do Espírito Santo sobre o povo de Deus, sobre todo aquele que faz uma aliança com Yeshua. Mas, o batismo com o Espírito Santo, o qual Yeshua se referiu, tem um propósito muito maior do que apenas orar em outras línguas. Procuremos com zelo os melhores dons (1Co 12.31). Vejamos a seguir a missão do Espírito Santo:

  •  O Espírito Santo faz com que andemos nos Seus estatutos, guardando os Seus juízos e os observando (Ez 37.27), pois Ele nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar tudo o que Ele nos disse. E o que foi que Yeshua falou? Se durante a maior parte do Seu ministério Ele falou por parábolas?           
“Respondeu-lhe Jesus: O meu ensino não é meu, e sim daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.” Jo 7.16-17
               
“Porque Eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam ... Eu lhes tenho dado a Tua Palavra, ...” Jo 17.8, 14.
                
Logo, Yeshua falou das Escrituras Sagradas, constituída pela Torah, Salmos e Profetas, que constituem a DOUTRINA de Deus, pois o Novo Testamento ainda não existia. O Espírito Santo nos ajuda a observar os mandamentos de Adonai por amor e não mais como uma ordenança a ser cumprida. É por amor!!!!!! Só o Espírito dá vida a letra! Só o Espírito nos revela a importância da Sua Torah e da Nova Aliança!
  •   O Espírito Santo nos convence da verdade, da justiça e do juízo. Jo 16.8
  •  O Espírito da Verdade nos guiará a toda verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido diante do trono e nos anunciará as coisas que hão de vir. Jo 16.13
  •   O Espírito Santo nos assiste na nossa fraqueza, porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (orando no Espírito). Rm 8.26
  •   O Espírito Santo concede dons com um fim proveitoso. Todos os dons, exceto o de orar em outras línguas são para edificação da igreja, pois quem fala em outra língua a si mesmo se edifica. Nós devemos orar com o espírito, mas também com a mente para que esta não se torne infrutífera. 1Co 13 e 14; Jd 20 Quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém entende, e em espírito fala mistérios (1Co 14.2).
  •   Nós somos o povo da circuncisão, a presença do Espírito Santo em nós nos permite adorar ao Senhor em espírito e em verdade. Fp 3.3 e Jo 4.24 Ele nos faz entoar louvores de coração ao Senhor entoando hinos e cânticos espirituais. Ef 5.19
  • Por fim, o Espírito Santo nos dá poder para sermos Suas testemunhas (At 1.8). Como profetizou Isaías: “Eu anunciei a salvação, realizei-a e a fiz ouvir; deus estranho não ouve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, Eu Sou seu Deus.” Is 43.12. Essa palavra testemunha no hebraico significa arca. A Arca da Aliança tinha no seu interior as tábuas da aliança  ̶  Torah (Hb 9.4). Nós somos a verdadeira arca do Senhor e dentro de nós está a sua Lei (Torah) impressas nas nossas mentes e nos nossos corações, porque essa é Nova Aliança que Yeshua firmou conosco (Hb 8.10).
Fonte: Internet
                Mas, o que tem a ver Shavuot com as primícias da colheita e com o derramamento do Espírito Santo em nós? A presença do Espírito Santo em nós é a garantia de que Yeshua voltará para nos buscar (Jo 14.17-18). Ele ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem, todos nós seremos vivificados no Messias, Ele primeiro, depois nós, os que somos de Yeshua, na sua vinda (1Co 15.20-23).
               
         Desejo que a Noiva de Yeshua se encha cada vez mais do Espírito para ouvir o que o Espírito diz a Igreja, e do poder de Deus para perseverar fiel até o fim com seu vestido sem ruga e sem mácula, pronta para ser desposada.  

                Celebrar as festas fixas do Senhor é uma das características do povo que está sensível a voz do Espírito que nos chama para uma restauração da Palavra de Deus e da nossa fé, que nos chama de volta para Sião, de onde saiu a Lei e a Palavra de Deus  ̶  Yeshua. Voltar para Sião é ser o que a Bíblia diz que nós somos, nós somos os verdadeiros judeus da Nova Aliança. Voltar para Sião é ter o que a Bíblia diz que nós temos, e nós temos, nós herdamos com Yeshua a adoção de filhos, a glória, as alianças, a Lei, o culto e as promessas (Rm 9.4).

                Aleluia! O Espírito Santo em nós é o selo de que participaremos da primeira ressurreição da qual fala João no livro de Revelações (Ap 20.5). O Espírito e a Noiva dizem Vem! Vem Yeshua ansiamos por Ti! Celebremos Shavuot cheios do poder do Espírito Santo! Voltemos para a palavra de Deus, para sã doutrina de Deus, da qual faz parte comemorar todas as Festas Fixas do Senhor.

                “Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas.” Lv 23.1-2      
Shalom!

Um comentário:

  1. Maravilhoso o nosso Deus. Maravilhoso o Espírito Santo de Deus. Maravilhoso Yeshua Hamashia. Shalom.

    ResponderExcluir